Cuidados que devem ser tomados com seus materiais de pintura

Siga estas dicas e evite acidentes.

0
309
views
cuidados que devem ser tomados com materiais de pintura
cuidados que devem ser tomados com materiais de pintura
Cuidados que devem ser tomados com seus materiais de pintura
5 (100%) 2 votes

Cuidado com as tintas

Apesar da tinta à base de óleo apresentar um cheiro mais marcante do que a acrílica, as duas precisam ser manipuladas com cuidado, afinal, a toxidade não tem relação com o cheiro, mas com a composição do produto. Hoje, é raro encontrar materiais venosos, mas alguns metais pesados ainda compõem certas fórmulas, como o Cádmio. Para evitar contaminação, é preciso adquirir produtos de qualidade e, ao manusear as tintas, trabalhar com avental e ferramentas adequadas, como paleta, espátula e pincel. Procure sempre trabalhar em locais com ótima ventilação.

Cuidado com os auxiliares

A maioria dos produtos auxiliares é composta por produtos químicos que podem ser nocivos à saúde. Aquele que contêm solvente em seu preparo, em especial os aromáticos, como xilol, são os mais tóxicos, como os diluentes, o thinner e os vernizes. Para que o artista não se intoxique é preciso considerar a quantidade, a concentração e a permanência em que ficou em contato com o produto, daí a importância de manipulá-lo sempre em locais bem arejados. Caso algum produto caia sobre a pele, é preciso lavar o local imediatamente, com água em abundância.

Cuidado com as crianças

ATENÇÃO! Nunca deixe seus materiais de pintura em locais que crianças possam mexer. Estes produtos em contato com os olhos, nariz e a boca são extremamente perigosos para saúde.

Cuidado com o armazenamento

As tintas e auxiliares reagem as mudanças do ambiente (principalmente em altas temperaturas), para manter a durabilidade e a qualidade dos produtos, guarde seus materiais em local fresco e ventilado, longe do calor e da umidade.

Quer saber mais sobre pintura? Então participe do nosso blog, deixe seu comentário ou pergunta abaixo que iremos responder. 🙂

Deixe sua avaliação. Se gostou, compartilhe com os amigos, siga-nos nas redes sociais, assine nossa news e fique sempre por dentro das novidades.

Junte-se aos mais de 5 mil inscritos e fique sempre por dentro da novidades. Receba as dicas no seu email.
* campos obrigatórios

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here