Pigmentos e tintas – Saiba como eram feitos

Quer saber como eram feitas as tintas? Então, confira este post!

0
356
views
pigmentos e tintas como eram feitas
pigmentos e tintas como eram feitas
Pigmentos e tintas – Saiba como eram feitos
5 (100%) 2 votes

Nos dias de hoje nos compramos tintas prontas em papelarias, mas no período do renascimento, os artistas tinham que fabricar suas próprias tintas. As tintas a óleo foram levadas para a Itália por artistas de Flandres em visita ao país. Os artistas de épocas anteriores usavam têmpera (pigmentos misturados a clara de ovos) e tintas à base de água. A pintura a óleo permitiu aos artistas criar tons diferentes e pintar uma camada sobre a outra sem que as cores se misturassem. A tinta aderia às superfícies de maneira uniforme e não escorria.

Os pigmentos (ou cores) eram feitos a partir de varias coisas como pedras moídas, pedras precisas e plantas. Os artistas moíam essas coisas até virarem um pó fino e depois misturavam esse pó com líquidos como óleo ou água para fazer tinta. A cor ultramar, um azul brilhante, era feito com o pó de uma pedra preciosa chamada lápis-lazúli. Os artistas conseguiam uma tinta amarelo brilhante esmagando uma planta chamada açafrão. Faziam até tinta marrom usando múmias egípcias esmagadas! O pigmento preto vinha da madeira queimada e da fuligem, o verde vinha do cobre e o roxo de conchas moídas. Na época de Leonardo da Vince, os artistas geralmente usavam têmpera em painéis de madeira cobertos com linho. Quando pintavam murais com a técnica de afresco (pela qual se aplica tinta sobre revestimento de gesso ainda úmido.

A pintura então se torna parte do revestimento da parede), eles usavam tinta à base de água. Durante algum tempo, a folha de ouro foi muito popular. Os artistas batiam o ouro em folhas muito finas e as pressionavam na superfície da pintura.

Quer saber mais sobre pintura? Então participe do nosso blog, deixe seu comentário ou pergunta abaixo que iremos responder. 🙂

Deixe sua avaliação. Se gostou, compartilhe com os amigos, siga-nos nas redes sociais, assine nossa news e fique sempre por dentro das novidades.

Junte-se aos mais de 5 mil inscritos e fique sempre por dentro da novidades. Receba as dicas no seu email.
* campos obrigatórios

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here