Tinta a óleo para pintura em tela

Confira algumas características das tintas mais usadas pelos pintores.

0
270
views
tinta a óleo para pintura em tela
tinta a óleo para pintura em tela
Tinta a óleo para pintura em tela
5 (100%) 1 vote

À base de óleo de linhaça ou papoula, é usada há séculos e ainda ganha destaque, pois tem como vantagens o brilho, a viscosidade e a riqueza de tons que confere às obras, além de distribuir uniformemente as cores sobre a tela e da flexibilidade de técnicas.

A secagem completa pode demorar até seis meses, de acordo com a temperatura do ambiente, do número de camadas sobrepostas, da forma de aplicação etc. Isso permite ao pintor que altere e corrija o trabalho, caso necessário. As cores não se modificam muito quando secam e também é possível acelerar a secagem, por meio do secante de cobalto. Com o uso da terebintina, criam-se alguns efeitos, como tornar a tela mais opaca ou, ao diluir o produto com óleo de linhaça para obter um resultado mais brilhante.

Os principais defeitos são o possível escurecimento ou alteração da cor de alguns pigmentos ou amarelecimento do óleo, além da possível desintegração da película de tinta por rachaduras ou descamação. Mas, podem se reduzidos ou corrigidos com a escolha de materiais de qualidade e com o correto manuseio da técnica. Quanto à durabilidade, uma pintura a óleo bem produzida pode ser conservada por muitos séculos, como comprovam os acervos dos principais museus do mundo. Mas, quando os procedimentos corretos não são seguidos, pode apresentar problemas irreversíveis ou se estragar em aproximadamente sete anos.

Quer saber mais sobre pintura? Então participe do nosso blog, deixe seu comentário ou pergunta abaixo que iremos responder. 🙂

Deixe sua avaliação. Se gostou, compartilhe com os amigos, siga-nos nas redes sociais, assine nossa news e fique sempre por dentro das novidades.

Junte-se aos mais de 5 mil inscritos e fique sempre por dentro da novidades. Receba as dicas no seu email.
* campos obrigatórios

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here