Contato

Rua A, 25, Lagoa do Velho Chico, Januária/MG - CEP 39480-000

Suporte
Comente, avalie e compartilhe!

Cuidado com as tintas

Apesar da tinta à base de óleo apresentar um cheiro mais marcante do que a acrílica, as duas precisam ser manipuladas com cuidado, afinal, a toxidade não tem relação com o cheiro, mas com a composição do produto. Hoje, é raro encontrar materiais venosos, mas alguns metais pesados ainda compõem certas fórmulas, como o Cádmio. Para evitar contaminação, é preciso adquirir produtos de qualidade e, ao manusear as tintas, trabalhar com avental e ferramentas adequadas, como paleta, espátula e pincel. Procure sempre trabalhar em locais abertos e com ótima ventilação.

Cuidado com os auxiliares

A maioria dos produtos auxiliares é composta por produtos químicos que podem ser nocivos à saúde. Aquele que contêm solvente em seu preparo, em especial os aromáticos, como xilol, são os mais tóxicos, como os diluentes, o thinner e os vernizes. Para que o artista não se intoxique é preciso considerar a quantidade, a concentração e a permanência em que ficou em contato com o produto, daí a importância de manipulá-lo sempre em locais bem arejados. Caso algum produto caia sobre a pele, é preciso lavar o local imediatamente, com sabão e água em abundância.

Cuidado com as crianças

ATENÇÃO! Nunca deixe seus materiais de pintura em locais que crianças possam mexer. Estes produtos em contato com os olhos, nariz e a boca são extremamente perigosos para saúde.

Cuidado com o armazenamento

As tintas e auxiliares reagem as mudanças do ambiente (principalmente em altas temperaturas), para manter a durabilidade e a qualidade dos produtos, guarde seus materiais em local fresco e ventilado, longe do calor e da umidade.

Quer saber mais sobre pintura? Então participe do nosso blog, deixe seu comentário abaixo que iremos responder. Valeu!


Comente, avalie e compartilhe!

administrator

Artista, empreendedor, prof. de desenho e pintura com mais de 15 anos de experiência. Blogueiro sempre em busca de novidades e técnicas para compartilhar aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *