Exercícios mentais que Leonardo da Vinci usava

0
29
views
Exercícios mentais que Leonardo da Vinci usava
Exercícios mentais que Leonardo da Vinci usava

A maioria das pessoas é habilidosa em desenhos ou línguas, em matemática ou ciência. Mas Leonardo da Vinci era bom em todas essas coisas e em muitas outras. Parece impossível uma pessoa ser brilhante em tudo o que faz.

“Todo nosso conhecimento tem origem em nossas percepções”. – Leonardo da Vinci

Como Leonardo conseguia?

Talvez tenha algo a ver com a maneira como sua mente trabalhava. Leonardo era capaz de se concentrar totalmente no assunto que o interessava, mas também era capaz de abrir sua mente e encontrar relações entre todos os objetos de seus estudos. Ele usava o seu cérebro por inteiro: intuição e logica, imaginação e observação. Deixava-se levar pela imaginação enquanto exercitava sua mente para estudar. Eis alguns exercícios que Leonardo usava para fortalecer a mente.

Para estimular a imaginação

Para estimular a mente, contemple paredes cobertas por manchas disformes ou feitas de pedras irregulares. Procure ver nelas paisagens, árvores, batalhas, personagens com movimentos animados, rostos e roupas estranhas. Ao andar pela cidade, preste atenção na natureza, nas pessoas, procure extrair a beleza das coisas e descarte o que não é interessante.

Para treinar a memória

Leonardo chamava este modo de “olhar de enxergar”. Ele sugeria que os artistas “começassem reparar um detalhe e só passassem de um detalhe para outro quando houvessem fixado o primeiro com firmeza na memória e se tornado familiarizado com ele”. Achava que a mente de um pintor deveria ser como um espelho.

Para expandir ideias

Leonardo questionava tudo. Quando lia, mantinha um caderno por perto onde anotava palavras, trechos e ideias, além de desenhar figuras que o livro lhe inspirava.

À noite, antes de ir dormir, Leonardo relembrava tudo em que havia trabalhado naquele dia. Escreveu em seu caderno de anotações: “Descobri que é muito bom ficar deitado na cama no escuro relembrando na imaginação os contornos das formas que se esteve observando; isso é certamente um exercício louvável e útil para fixar coisas na memória”.

“Assim como o ferro enferruja pela falta de uso… o nosso intelecto se perde caso não seja usado”. – Leonardo da Vinci

Fonte: Leonardo da Vinci para crianças – Janis Herbert

Se gostou deste post, compartilhe com os amigos!

Siga-nos nas redes sociais, assine nossa news e fique sempre por dentro das novidades.

Participe! Deixe seu comentário abaixo. Obrigado!

POR FAVOR, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here