Características dos papéis Canson

Papel Canson para que serve e características

0
528
views
Papéis Canson características
Papéis Canson características

Curso de Desenho e Pintura, acesse nossos materiais grátis. CLIQUE AQUI!

Características dos papéis Canson
Avalie este post!

Papel Canson para que serve e características

É importante conhecer as características fundamentais dos papéis artísticos Canson.

Papéis Canson – características visíveis:

Gramatura ou espessura:
Para o papel, gramatura significa o peso de uma folha de 1 m², expresso em gramas. Para filmes (transparências), espessura significa a distância entre as duas faces do suporte, expressa em microns.

Cor:
Os papéis coloridos da Canson são tingidos na massa e, por isso, não sofrem alteração de cor quando corrigidos e não aparecem bordas brancas ao serem cortados ou dobrados. A cor é homogênea em toda sua superfície.

Textura:
Papel sem textura é um papel liso; papel texturizado pode ser Vergê, com Marca de Feltro ou Gofrado.

Tipo de fibra:
O papel pode ser fabricado com polpa de fibras de algodão, que são nobres e altamente duráveis, ou com fibras de madeira, que podem ser tratadas quimicamente para aumentar sua durabilidade.

Colagem:
É um tratamento que o papel recebe para evitar total absorção da água. Um papel sem colagem é um papel absorvente (papel toalha).

pH:
É o que mede a acidez do papel. A maioria dos papéis de uso são ácidos, o que acelera seu amarelamento e decomposição. A Canson fabrica, em sua maioria, papéis com pH neutro (pH=7), garantindo maior durabilidade.

Estocagem do papel:
Os papéis devem ser conservados em locais secos e com temperatura até 25oC. As folhas devem ser armazenadas em sentido horizontal, sem nenhum tipo de inclinação.

Conservação:
Evite tocar a superfície do papel para não comprometer o resultado final do trabalho, principalmente os papéis para impressão. Papéis devem ser tratados com muito cuidado. Poeira, excesso de luz direta, variação brusca de temperatura, contato direto com colas, fitas e outros elementos, podem agredir o papel e comprometer suas características originais.

Principais papéis Canson e para que serve

Canson Figueras – Óleo, acrílico e pastel

O papel Canson Figueras é um papel de alta qualidade e resistente, concebido especialmente para a pintura a óleo. Tem uma proteção de elevado desempenho que absorve o óleo, os agentes aglutinantes e a água de uma forma uniforme, ao mesmo tempo que assegura uma resistência extraordinária à camada de tinta na superfície. É um papel sem revestimento e com uma textura natural semelhante a uma tela.

Este papel sem ácido tem uma excelente longevidade e pode ser guardado durante um longo período de tempo. Está pronto para ser utilizado e é leve, sendo um suporte ideal para utilizar em ambientes externos, que se adapta igualmente bem a uma utilização na natureza ou no seu estúdio.

Também é perfeitamente adequado para pastel gorduroso e acrílico, com efeitos de empastamento consideráveis.

Peso ou espessura 290 g/m². Papel Canson ideal para: óleo, acrílico e pastel gorduroso.

Canson Héritage – Aquarela

L’Aquarelle Canson Héritage é o resultado de quase 500 anos de tradição na fabricação de papéis associada aos avanços tecnológicos:

  • 100% algodão, é resistente e absorvente;
  • Fabricado em forma redonda para uma textura aveludada e suave;
  • Encolagem excepcional para aquarelas homogêneas, sem acúmulo de pigmentos, garantindo cores vivas e brilhantes e um traçado supernítido e sem manchas;
  • Fácil de corrigir em condições úmidas ou secas – Excelente abertura de áreas brancas;
  • Um tempo de trabalho otimizado: o papel permanece úmido nas devidas proporções, suficiente para que o artista possa pintar com toda a serenidade.

Peso ou espessura: 300 e 640 g/m²

3 Cores e texturas disponíveis: Textura Fina (prensado à frio), Textura Acetinada (prensada à quente) e Textura Rugosa.

Canson “C” à grain – Desenho e rascunho

O papel Canson “C” à grain é ideal para desenho, graças ao seu grão fino, que não é nem demasiado suave, nem demasiado acentuado, e permite criar efeitos de relevo e obter um resultado delicadamente equilibrado.

Fabricado exclusivamente com alfacelulose, está totalmente isento de lignina, que poderia provocar o amarelecimento do papel ao longo do tempo. Este papel naturalmente branco, sem quaisquer aditivos de brilho ótico, sem ácido e permanente, satisfaz todos os requisitos da norma ISO 9706.

É uniforme e colado superficialmente, conseguindo assim resistir a ações de apagar sucessivas ou de raspar sem lascar. Este papel polivalente adequa-se a todas as técnicas a seco e a determinadas técnicas com água, como a tinta e o guache.

Ideal para: lápis, pastel seco e carvão.

Peso ou espessura: 125, 180 e 224 g/m².

Conclusão

Há mais de 450 anos que a Canson inspira artistas de todo o mundo, tal como afirmado pelo lema da marca, “Papéis inspiradores desde 1557”.
Os maiores museus são a sua vitrina mais prestigiante. A Canson, líder mundial em papel artístico, cria papéis para desenho, pastel, aguarela, pintura a óleo, acrílico, artes gráficas, gravura, arte digital, fotografia, etc.
Com uma reputação construída através de assinaturas prestigiantes, como Degas, Ingres, Picasso e também Matisse e Warhol, a Canson sempre teve uma forte ligação a todos os que – novos ou antigos – desejam aprender a desenhar e pintar.

Para saber mais, acesse: http://pt.canson.com/canson/belas-artes

Deixe sua avaliação. Se gostou, compartilhe com os amigos, siga-nos nas redes sociais, assine nossa news e fique sempre por dentro das novidades.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here