Técnica pintura a óleo em tela

0
168
views
Curso de pintura - técnicas a óleo sobre tela
Técnicas de pintura a óleo sobre tela

Assim como ocorre em outras formas de expressão artística, a pintura frequentemente evoca a ideia do gênio de talento inato, e muita gente não dá a merecida importância para a estreita relação existente entre arte e técnica. De fato, se é verdade que sem talento jamais será produzido algo válido, é igualmente certo que as obras de arte são fruto da técnica assimilada ao longo dos anos.

“O alvo da minha pintura é o sentimento. Para mim, a técnica é meramente um meio. Porém um meio indispensável”. – Cândido Portinari.

A pintura é, antes de mais nada, um ofício, e como tal deve ser aprendida gradualmente. As dicas deste blog constituem para que você tome uma direção ao aprendizado da pintura a óleo em tela. Os conselhos do autor o guiarão, mas somente a prática constante permitirá que você domine a técnica e adquira maior desenvoltura no uso dos materiais que a caracteriza. Aparentemente complexa, a pintura a óleo requer menos experiência do que outras técnicas e permite à pessoa que decide estudá-la alcança resultados satisfatórios em pouco tempo.

As tintas a óleo, ao contrário daquelas que são à base de água, secam lentamente, fazendo com que a pintura possa ser retocada ou corrigida. Essa característica é de importância fundamental para o principiante, que não precisa se preocupar com os erros e conta com mais tempos para avaliar os resultados de seu trabalho. No entanto, é bom que ele tenha a certa familiaridade com desenho e conheça as regras básicas da composição das cores.

O desenho é muito importante e deve ser praticado diariamente. A dica é ter sempre por perto um caderno, lápis e borracha. Aproveite cada segundo livre para treinar, avaliar os erros, sempre buscando melhorar cada dia.

Para aproveitar melhor as tintas a óleo é bom conhecer as suas características: são fáceis de usar e, se forem utilizadas corretamente, podem produzir múltiplos efeitos. O que as distingue dos outros de tipos de tinta é o ligante, que na maioria dos casos é o óleo de linhaça. As tintas a óleo podem ser diluídas com terebintina ou com uma mistura de terebintina e óleo de linhaça.

A decisão de diluir depende do efeito que se está buscando: para uma pintura lisa e brilhante, a tinta precisará ser bastante diluída; a pintura mais encorpada, ao contrário, requer tintas mais densas e pastosas.

Se gostou das dicas, por favor, deixe seu comentário abaixo.

Bom trabalho. Valeu pela leitura!

POR FAVOR, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here